Iannis Xenakis "Metastasis" (1966)

Vulto maior na música do século XX, Iannis Xenakis (1922-2001) nasceu na Grécia, onde completou em 1947 um curso de engenharia civil, tendo pelo caminho estudado igualmente arquitetura e algumas disciplinas na área da música. Mudou-se para Paris depois de anos a fio vividos num país ora em guerra ora ocupado. Aí começou a ganhar a vida como arquiteto, tendo inclusivamente trabalhado no atelier de Le Corbusier.

A música, pouco depois, ganharia outro fôlego e protagonismo na sua vida. Mas os princípios que aprendeu no trabalho como arquiteto e o conhecimento de matemática e física que trazia da sua formação acabariam por ter consequência na sua obra como compositor. E um dos principais responsáveis por este relacionamento entre experiências foi Olivier Messiaen, cujas aulas Xenakis frequentou nos anos 50.

Entre os primeiros grandes frutos das visões que ali ganharam forma está Metastasis (que surge também grafada como “Metastaseis”), obra composta entre 1953 e 54 que encara individualmente cada um dos 61 elementos da orquestra que a deve interpretar. A organização das massas de som sequem não apenas uma lógica matemática e física como evocam memória dos dias de guerra (as invasões italiana e alemã e a guerra civil) que Xenakis conhecera nos anos 40.

Este LP lançado em 1966 pela Chant du Monde (e que acabou por vencer o Grand Prix du Disque da Academia Francesa) é uma importante edição da etapa inicial da discografia de Xenakis. Junta a Orquestra Nacional da ORTF (sob direção de Maurice Le Roux)  o Ensemble Instrumental de Musique Conteporaine de Paris (dir. Konstantin Simovic) e ainda , como solista, Yuji Takahashi (piano em Eonta). Além de Metastasis esta gravação inclui Pithoprakta (de 1955-56) e, de uma fase posterior, Eonta (1963-64).

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