48. Tomita “Snowflakes Are Dancing” (1974)

Este álbum integra a lista “100 Discos Daqueles que Raramente Aparecem nas Listas”… Editado em 1974, o álbum “Snowflakes Are Dancing” juntou a contribuição do japonês Isao Tomita à história da música eletrónica. Texto: Nuno Galopim

Quando falamos no emergir de uma relação das electrónicas com a música popular é frequente pensarmos, em primeiro lugar, em acontecimentos com geografia alemã… Mesmo havendo entre os pioneiros desta abertura de novas ferramentas electrónicas com outro país registado no respetivo passaporte – e basta evocar figuras como as de Raymond Scott, Vangelis ou Walter Carlos – foi de facto na Alemanha de finais de sessenta e inícios de setenta que uma revolução foi posta em marcha, colocando em cena as visões de nomes como os Kraftwerk, Can, Cluster ou Tangerine Dream, entre outros mais. Mas a história das electrónicas em terreno popular conheceram também importantes contribuições vindas do outro lado do mundo. E do Japão, antes mesmo da formação da Yellow Magic Orchestra, chegaram primeiras contribuições assinadas por um compositor com experiência já feita entre a televisão e os palcos do teatro que, ao contactar com os primeiros exemplos de teclados electrónicos, juntou a sua voz à dos demais pioneiros que, então, começavam a inventar o futuro da música. Chamava-se Isao Tomita (1932-2016).

Tendo passado parte da infância na China, Isao Tomita fez a sua formação musical a nível universitário quando regressou ao Japão nos anos 50. Encontrou trabalho na televisão e em diversas produções de palco na segunda metade dos anos 50 e toda a década de 60, tendo entre os seus primeiros feitos de reconhecimento maior a assinatura do tema para a equipa de ginástica japonesa nas olimpíadas de 1956. Entre finais de 60 e inícios dos anos 70, claramente sob influência dos trabalhos recentes de Wendy Carlos e dos instrumentos criados por Robert Moog, desviou as suas atenções para esses caminhos. E iniciou um percurso discográfico que tem nos seus primeiros títulos algumas peças pioneiras na história da assimilação das electrónicas pela música popular.

Em 1972, assinado como Electric Samurai, editou o álbum Switched on Rock, um conjunto de abordagens a canções dos Beatles, Elvis Presley ou Simon & Garfunkel na linha do que Wendy Carlos havia feito em Switched on Bach. Coube contudo ao disco de 1973 Snowflakes Are Dancing, que editou já sob o seu nome, o feito de o colocar no mapa das atenções de uma nova música que começava a ganhar forma. Aí tomou peças de Debussy como ponto de partida, rearranjando-as com um teclado Moog, mas imaginando uma abordagem sinfonista que ajudava a estabelecer pontes de suave diálogo entre as tradições clássicas e os desafios das novas sonoridades electrónicas. O disco teve grande impacte, e chegou mesmo a gerar o tema do genérico para um programa sobre astronomia no PBS (canal público americano). O som do futuro passava por ali.

Ao contrário de outros pioneiros das electrónicas seus contemporâneos, que começaram a desviar o cerne das suas atenções para a criação de composições originais, Isao Tomita aplicou o modelo de abordagem a Debussy a obras de outros nomes da tradição clássica orquestral. Surgiram assim Pictures At an Exhibition, a partir de Mussorgsky (1975), Firebird, a partir de Stravinsky (1975), The Planets, de Holst (1976) ou Daphne et Chloé, de Ravel (1979). No álbum Kosmos, de 1997, entre peças de Grieg, Rodrigo, Bach ou Ives, revelava uma visão à la Tomita, do tema de Star Wars. Essa marca de identidade com que marcava as suas versões usava por um lado as características instrumentais dos teclados que usava, por outro usava uma lógica quase no limiar light da mood music, juntando efeitos de travo sci fi como tempero.

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