Wendy Carlos “Sonic Seasonings” (1972)

Ao mesmo tempo que Wendy Carlos e Rachel Elkind colaboravam com Stanley Kubrick na criação de música para o filme A Laranja Mecânica foram nascendo as bases de um projeto que representaria o seu primeiro álbum integralmente feito de composições próprias. Projeto concetual que se apresenta na forma de quatro peças longas, a cada qual cabendo retratar uma das quatro estações do ano, Sonic Seasonings representou uma experiência não apenas diferente das visões sobre música de outros tempos que até ali tinham surgido mas também distinta das primeiras composições próprias que Wendy Carlos tinha apresentado a Kubrick.

            Para criar esta visão sobre as quatro estações houve captações de sons naturais da natureza (ondas do mar, chuva, vento), usadas depois juntamente com sons criados para sugerir outros elementos (insetos, aves, sapos), criando assim contribuições cénicas para o trabalho de composição das paisagens que evoluem ao longo das quatro faces de um álbum duplo. O labor foi descrito pela compositora como um exercício de colagem de sons que, depois de manipulados, se juntavam às linhas criadas nos sintetizadores.

            Segundo conta Amanda Sweell na biografia recentemente publicada, o disco terá surgido num tempo de relativa reclusão de Wendy Carlos, que passava grande parte do tempo em casa. Os sons eram, assim, uma forma de trazer paisagens de exteriores para o espaço do estúdio. Toda a composição, num registo que precede a noção de uma música “ambiental”, é essencialmente instrumental, cabendo a Winter a contribuição da voz, seguindo aqui uma linha de trabalho que Weendy e Rachel vinham já a desenvolver desde os discos dedicados a compositores de outros tempos.

           Editado em 1972, Sonic Seasonings foi um disco diferente, mais ousado e claramente menos dado a uma comunicação tão imediata com o mesmo público que reagira com entusiasmo às leituras de Bach levadas a disco poucos anos antes. Mais abstrato, o disco não teve o mesmo impacte público dos anteriores, mas com o tempo ganhou-se uma perspetiva que o torna peça determinante entre as primeiras experiências de uma música ‘ambient’ criada com eletrónicas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.